Páginas

sábado, 4 de julho de 2009

Panela no fogo


Panela no fogo
Upload feito originalmente por daisy.grisolia
Baixou um santo por aqui. Uma certa cozinheira, meio caipira, meio mineira(não sei bem ainda). De fazenda, daquelas da panela de ferro preta, "fugão" a lenha e louça ariada. A distinta não me deixou em paz enquanto não levantei e fui atender suas ordens.
Linguicinha torrada, alho e cebola refogada, salsinha picada, sal(a gosto) arroz e água. Tudo em fogo baixo e sem pressa. Carne assada com batatas.Temperadas na mesma tigela, pelos menos 3 horas antes do ir pro forno. "Que é pra dar gosto minha filha, que é pra dar gosto" - repetia ela na minha orelha. "E faz aí mais uma couve refogada, mas tem que picar bem fininha, não serve aquela de feira que vá vem cortada e toda seca." Obedeço resmungando - como é exigente essa dona!
As bananas estão descascadas e cobertas com açúcar e canela. Vão pro forno também.Pensei em comprar um sorvete e flambar e ela já saiu berrando de novo -"Não me venha com estrangeirices na minha cozinha" No máximo um creme de ovos. com claras batidas em neve, açúcar, manteiga, farinha e fermento, misturados com cuidado pra não desandar. E não é que ficou bom...o danado do creme era de lamber a tigela Você se lembra do tempo em que criança ficava esperando para lamber a tigela do bolo que viria? Pois é, era eu de novo, namorando o forno, brincando de pega, dando risada sem motivo...tão simples.
Quando ficar tudo pronto, mando as fotos que fui tirando, isto é, se der tempo. Os meninos chegaram da academia e menino depois de academia vem com fome de Leão! Será que eles vão preferir um Mac Donalds?

Um comentário: